Quem Somos


Comunidade Terapêutica
Casa do Oleiro
‘’Lugar de transformação de vida’’


Apresentação:
- A comunidade Terapêutica Casa do Oleiro é uma instituição de atendimento ao dependente químico, não governamental, em ambiente não hospitalar, com orientação técnica e profissional, onde o principal instrumento terapêutico é a convivência entre os residentes e o princípio espiritual. Está localizada na Rodovia Osni Mateus Km 261,sitio santo antonio bairro tanquinho, possui como objetivo o tratamento, recuperação e reinserção social, tendo como premissa o internamento e a abstinência total do uso de substâncias psicoativas (SPAs).



Visão:
- Ser reconhecida  como uma entidade cristã referencial no trabalho de prevenção, tratamento e na formação integral do dependente químico.

Missão:
- Promover o tratamento, reinserção familiar e social, articular ações de prevenção e orientação familiar direcionadas à melhoria da qualidade de vida do dependente químico, proporcionando condições para que ele se torne um cidadão com princípios cristãos.

Filosofia:
- Resgate da cidadania daqueles que apresentam problemas devido ao uso de substâncias psicoativas, respeitando as diferenças individuais e o direito de cada um ter oportunidades iguais mediante o tratamento diferenciado, visando fundamentalmente visualizar: a dignidade humana, os vínculos familiares, a espiritualidade e promover a reinserção ao sistema comunitário.

Objetivos Terapêuticos Institucionais:
- Promover o apoio para superação das dificuldades e conflitos da fase de abstinência;
- Favorecer o encontro consigo mesmo e com Deus, instrumentos fundamentais para o equilíbrio e desenvolvimento interior;
- Promover a aprendizagem através de normas de convivência, do respeito, da solidariedade e da responsabilidade;
- Promover a aprendizagem da resolução de conflitos pessoais e interpessoais;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades de iniciativa e criatividade;
- Desenvolver o valor do trabalho como instrumento de desenvolvimento da capacidade de responsabilidade, do sentido de produtividade e de utilidade e da dignidade de ser humano;
- Oportunizar a formação pessoal, habilitando-os para se constituírem em agentes na conquista de seus direitos e da reciprocidade de seus deveres, com vista à construção coletiva da cidadania;
- Orientar no desenvolvimento de projetos pessoais realistas;
- Capacitar para a reinserção social;
- Estimular a participação da família em terapias e grupos de apoio objetivando a reestruturação da comunicação familiar, o resgate dos papéis de cada membro e conscientizar e tratar a condição de co-dependência;
- Conscientizar a família o quanto a importância de envolvimento e da participação no processo terapêutico.




Modelo de Tratamento:
- Esclarecemos que o regime adotado é o da internação voluntaria, ficando a entidade isenta de responsabilidade no caso de desistência ou evasão da comunidade Terapêutica por parte do residente e também, que o programa de tratamento é o modelo psicossocial e elaborado por um período de sete meses, em que se desenvolve todo o processo terapêutico que se processa em três etapas (em regime de internação) e a etapa de pós – tratamento (fora da Comunidade Terapêutica), a saber:

  • Primeira fase: processo de integração na comunidade e estabelecimento de vinculo terapêutico, com duração de 15 dias.
  • Segunda fase: Processo de reestruturação pessoal que implica na reorganização da vida, na reconstrução de valores e na formação de conceitos corretos a respeito de família, trabalho, sociedade, autodisciplina etc. Duração de três meses.
  • Terceira fase: Processo de reestruturação social e reinserção social. Nesta fase o residente participa de atividades com breves incursões no seu ambiente social com retorno a comunidade terapêutica para a avaliação e tratamento em áreas especificas que possam vir a ser possíveis fatores de recaídas. Duração de três meses e quinze dias.
  • Quarta fase: Pós – tratamento. Nesta fase o residente participa de grupo de apoio (semanal), de terapia individual semanal (se possível) e realizações de testes laboratoriais para manutenção da abstinência (opcional). Duração de um ano. Nessa fase a Comunidade Terapêutica atua como base de apoio para consolidação de recuperação e a família e o residente reassumem o papel na tarefa de condução do processo terapêutico.
Esclarecemos também, que salientamos a importância da terapia individual (pós – tratamento), participação em grupo de Apoio e de testes laboratoriais para manutenção de abstinência, bem como a participação em grupo de apoio.

Contato:

(14)9737-5016
(14)8152-7940